O projeto foi criado por um grupo de estudantes de Turismo, Arquitetura e Artes após a realização de uma oficina de grafite na Semana Universitária de 2019. A oficina despertou a vontade de, junto com a comunidade, ajudar a superar o preconceito que existe em relação a esse tipo de arte. A idéia é mostrar que o grafite pode ser um aliado no desenvolvimento do senso crítico e criação da identidade local. Por ser uma forma de expressão contemporânea, com origem na periferia das cidades, e que tem se popularizado, essas manifestações artísticas evidenciam questões sociais e podem ajudar na análise do espaço urbano. No início, o projeto atuava em duas frentes: na academia, onde pesquisadores buscam entender o grafite e demonstrar sua relevância e em oficinas práticas nas escolas públicas do DF. Com a pandemia e protocolos sanitários, as atividades foram substituídas pela produção de revista informativa. A primeira edição aborda o grafite no DF e entorno e sua relação com a cidade, universidade e leis, trazendo entrevistas com dois artistas. Espera-se para o futuro outras edições da publicação e, à medida que escolas e universidades forem reabertas, a realização de atividades presenciais. Mesmo não sendo possível ainda medir resultados, podemos constatar que a distância nos obriga a repensar formas de trabalho. Também deixa claro o papel das ferramentas de comunicação na construção da identidade dos sujeitos e imaginário de cada um. Neste ano, a edição das revistas deve continuar, assim como a parceria com a Secretaria de Educação do DF em oficinas online.

Coordenação: Profa. Ms. Lívia Cristina Barros da Silva Wiesinieski